Nome:
Local: São Paulo, SP

quarta-feira, 5 de julho de 2006

O real em forma de fantasia

Música para camaleões

Livro do jornalista Truman Capote (do filme que concorreu ao Oscar deste ano), publicado originalmente em 1980.

A obra é dividida em histórias de não-ficção, gênero que consagrou Capote no mundo literário, após a publicação de seu clássico A Sangue Frio.

A observação atenta de Capote faz com que suas histórias sejam compreendidas facilmente e nos envolvam no mundo concreto, isso mesmo, a simplicidade e os detalhes mostrados pelo autor nos fazem viajar com os pés na realidade.

Os fatos e as vivências reais do autor são descritos com estilo, como a narrativa que conta um pouco da vida de uma senhora aristocrata da Martinica, que vive com milhares de camaleões que adoram escutá-la tocar piano.

Eu particularmente adorei o capítulo, o qual Capote acompanha a rotina de sua faxineira, durante um dia de trabalho na cidade de Nova York. Sensível e participativo, neste momento as relações humanas são escancaradas, e podemos entrar no âmago de uma mulher lutadora e um tanto peculiar.

Alguns capítulos contam a história de assassinos em série (semelhança com o tema de A Sangue Frio) como o serial killer ligado à família Manson e as mortes investigadas por um amigo de Truman no meio oeste.
Curioso é descobrir a insegurança da bela Marilyn Monroe, quando esta e seu amigo Capote se encontram no velório da atriz Constance Collier.
Em alguns capítulos perdemos e empolgação e a vontade de bisbilhotar a vida alheia, sentimento que é recomposto facilmente em outros contos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial